FAQ

PRINCIPAIS DÚVIDAS DOS PAIS QUANDO PENSAM EM MATRICULAR SEUS FILHOS EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

 

1.Com que idade devo matricular meu filho numa escola?

A decisão de matricular uma criança a na escola  é sempre dos pais ou responsáveis e isso depende de vários fatores, entre estes, se destacam:

– maior ou menor espaço que a criança tem para brincar e se desenvolver em seu ambiente familiar;

– o tempo que os pais tem para se dedicar à criança;

– a oportunidade que a criança tem para interagir com outras crianças de idade próxima a sua;

– a possibilidade de receber estímulos adequados à sua faixa etária.

Portanto, algumas crianças são matriculadas mais cedo e outras nem tanto, sem que com isso sofram prejuízos no seu desenvolvimento. Uma boa escola de educação infantil deve oportunizar um ambiente aconchegante, seguro e o mais similar possível ao da sua casa;

Embora a pré-escola não exista para substituir os pais, ela é a representante primitiva da metáfora de que sair do ninho  é preciso para poder crescer!

2. O que deve uma escola de educação infantil observar ao planejar suas atividades?

A escola deve focar num currículo que priorize a socialização e a exploração criativa do meio, observando o desenvolvimento físico, emocional, social e intelectual da criança, tendo em vista a construção da autonomia, e da descoberta do mundo físico e social.

3. A disciplina e o limite devem estar presentes na escola infantil?

Sem dúvida. Se os professores e a escola exigem da criança obrigações acima da sua capacidade, focando de forma excessiva nos aspectos cognitivos irão falhar em seus objetivos pedagógicos, mas se a deixa inteiramente livre, sem estabelecimento de rotinas e combinados também incorrem em falhas, colocando em risco o atendimento dos objetivos educacionais para esta etapa.

A criança que não aprende a ter limite cresce com uma deformação na percepção de si e do outro. As conseqüências são muitas e, frequentemente, bem graves, como: desinteresse pelos estudos, falta de concentração, dificuldade de suportar frustrações, falta de persistência, desrespeito por colegas, irmãos, familiares e pelas autoridades.

4. Qual é a idade ideal para a criança se alfabetizar?

O processo de alfabetização ocorre ao longo de todo o curso da ed. infantil. Algumas crianças tornam-se leitoras antes mesmo de estarem formalmente numa classe de alfabetização – atual 1º ano do ensino fundamental. Numa escola de educação infantil a criança inicialmente interage com o mundo da escrita através dos livros de história, da leitura incidental de palavras e da decodificação gradual dos símbolos da escrita. Via de regra é introduzida no mundo da palavra escrita pelo seu nome e pelo nome de seus colegas, progressivamente vai decodificando e dando significado ao universo de palavras que lhes rodeia. Por volta dos 5/6 anos a exposição das crianças ao universo da leitura e escrita é bem ampliado e estas, de maneira geral, dão respostas muito positivas, especialmente quando já freqüentavam uma escola infantil.

4 respostas em “FAQ

    • Olá Alexsandra,
      Um email lhe foi encaminhado.
      Qualquer dúvida que houver, entre em contato conosco.

      Atenciosamente,
      Escola Infantil Bilíngue Arca de Noé
      blogarcadenoe.com
      Tel: (71) 3353-7009

  1. gostaria de saber o valor da mensalidade para o mel filho que vai completar 2 anos em maio

    • Prezada Cátia,

      Um email lhe foi encaminhado.
      Aguardamos a sua resposta e a sua visita!

      Atenciosamente,
      Escola Infantil Bilíngue Arca de Noé
      blogarcadenoe.com
      Tel: (71) 3353-7009

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s